quinta-feira, abril 05, 2007

Novidades

O início desta semana foi uma aventura para mim. Aqui em Barcelona, partilho um apartamento com um casal de brasileiros, a P. e o F. Há cerca de uma semana e meia chegou uma amiga deles, a K. A K. ia para Londres trabalhar com o tio dela. Acontece que não tem autorização para isso, então ia fazer o que toda a gente faz, entrar como turista e ficar por lá :-P
Disseram-lhe que a melhor forma de entrar em Londres era pela Escócia, porque o controle de imigração não é tão exigente com a papelada, o que é mentira, pelos vistos é pela Irlanda :-P Então, como ela não sabe falar inglês, andou à procura de alguém para lhe fazer companhia. Acabou por me perguntar a mim. Ora como ela me iria pagar tudo, eu não fui capaz de dizer que não, ainda mais nunca tinha visitado Londres ou Glasgow.
Os planos iniciais eram sairmos de Barcelona na segunda-feira à hora do almoço, chegar a Glasgow às 16h e apanhar um comboio directamente para Londres, onde chegaríamos às 23h. Como queria conhecer Londres, eu ficaria toda a terça-feira nessa cidade, para dar umas voltinhas, e voltaria na quarta-feira à hora do almoço. A dormida era em casa dos tios da K.
Tudo muito bem planeadinho :-)
Primeira coisa que correu mal: comprámos os bilhetes para a Glasgow numa companhia baixo custo escocesa, a Flyglobespan. Quando fomos fazer o check-in em Barcelona, o meu nome não aparecia no sistema, só o nome da K. O problema não foi exclusivamente nosso. Estava lá uma família escocesa de seis pessoas que tinha feito reserva há mais de uma ano e três dos nomes também não apareciam no sistema. Entretanto, apareceu mais gente com o mesmo problema. No final, lá entrámos todos.
A viagem correu bastante bem. Chegadas a Glasgow, passámos pela imigração e então aí tudo piorou. Fizeram imensas perguntas à K. comigo a servir de intérprete. No final, mandaram-me embora e disseram que ainda iam falar com a K., mas desta vez eles forneceriam uma tradutora. Deixei-lhes o meu nome para que comunicassem comigo caso alguma coisa corresse mal. Esperei quatro horas no aeroroporto sem ninguém me dizer nada :p Claro que entretanto fui tentando averiguar o que se passava, mas foi difícil.
Depois lá tive a ajuda de um senhor muito simpático que estava nas Chegadas. Ele telefonou para a imigração e lá lhe disseram que tinha sido negada a entrada da K. no Reino Unido. Ela iria passar a noite ali e no dia seguinte seria enviada de volta a Barcelona.
Aí começa a minha aventura sozinha. À hora que saí do aeroporto já era de noite, decidi então procurar um local para ficar. Tinha comigo um guia de hostels da Escócia e a partir daí foi só procurar os de Glasgow.
Uma coisa que gostei imenso foi dos habitantes. Povo extremamente simpático, todos eles. O motorista do autocarro que apanhei para o centro da cidade só faltou deixar-me à porta do hostel que eu procurava :-) Sempre que precisei de ajuda, foram todos muito simpáticos.
Acabei então por dormir em Glasgow. Passeei pela cidade toda a terça-feira e à noite apanhei o comboio para Londres, onde planeava dormir mas que não consegui porque durante toda a viagem tive uma velhinha a ressonar mesmo a trás de mim. E que super-ronco! Cheguei de manhã a London Euston, dei umas voltinhas e apanhei novamente o comboio em King’s Cross Thames Link para o aeroporto London Luton.
E foi assim. :-) Cheguei a casa supercansada, mas foi uma experiência muito divertida.

Foto: aqui

Etiquetas: ,

7 comments:

Blogger .. said...

Também achei os habitantes de Glasgow muito simpáticos - grandes condutores de táxis ( que eram baratos), embora ok, aquele inglês é DIFÍCIL.. Mas que aventura - e coitada da K...

17:48  
Anonymous Anónimo said...

Grande aventura!!
Ao menos ainda conseguiste passear um bocadito! :)

18:41  
Blogger Flor said...

Ai o inglês... nem me falem, parecia que eu nunca tinha ouvido inglês na vida. Mas a viagem foi divertida. Agora a K. :( Está agora à procura de trabalho em Barcelona, acho que vai ficar por cá.

18:45  
Blogger fantasma said...

Bolas! Andava eu no flickr e comecei a ver fotos de Glasgow e eu: mas, Glasgow?! :op Vim aqui investigar, à hora de almoço não estava cá nada!! ;)
Que aventura, realmente.... tu ao menos ficaste com que contar :) Boa sorte para a K...

00:17  
Blogger Meggy said...

LooL ja tens o primeiro episodio da serie "aventuras da flor!" Daqui a uns tempo sa fox compra-te o exclusivo LoooL

22:24  
Blogger Tânia said...

Que viagem aventura!
Pelo menos deu para passear e conhecer novos sítios.

12:40  
Blogger Di Pereira said...

Que aventura!!
Também gostei muito de Glasgow e os habitantes são espectaculares, muito mais simpáticos do que os de Manchester eheh

17:29  

Enviar um comentário

<< Home