terça-feira, abril 17, 2007

PARIS

Numa sexta-feira dia 13 lá rumei a terras parisienses. Cheguei ao aeroporto Charles de Gaulle à hora do almoço. À minha espera estava a minha amiga I. e os seus lindos filhotes. Nesse dia, não passeei por Paris, fiquei por casa da I. a pôr a conversa em dia.
No sábado, comecei por visitar o Arco do Triunfo e daí desci os Champs-Élysées, rumo aos Petit e Grand Palais e à Pont de Invalides.
Os Champs-Élysées são lindíssimos, rodeados de árvores por todo o lado e com alguns jardins. É uma avenida onde podem encontrar-se lojas de todas as grandes marcas mundiais, muito bom para quem tem bastante dinheiro para gastar, mas completamente inacessíveis a nós comuns mortais.

Arco do Triumfo


Arco do Triumfo e Campos Elíseos


Grande Palácio


Ponte de Invalides


O destino seguinte foi a torre Eiffel. Fiquei impressionadíssima, as fotografias não fazem jus à sua grandiosidade.

Torre Eiffel e Jardim Champ de Mars


Gostava muito de ter subido até ao último andar e poder ver a cidade lá de cima mas não o fiz. Havia filas intermináveis quer para comprar bilhetes quer de acesso aos elevadores e escadas :-( Achei que empregava melhor o meu tempo a passear pelos arredores. Seguidamente, subi o Champ de Mars até à Escola Militar.

Escola Militar


Depois do almoço fui até Montmartre. Logo à saída da estação de metro Anvers, deparamo-nos com uma imensidade de gente. As ruas são essencialmente comerciais. Aí encontramos imensas lojas de tecidos, retrosarias, as lojas Sympa (que me parecem uma espécie de lojas dos trezentos mas com roupa e calçado) e lojas de recordações, quase todas pertencentes a indianos.

Montmartre


Subi até à basílica Sacré Coeur. Aí podemos ver praticamente toda a cidade de Paris. Infelizmente, Paris é uma das cidades mais poluídas que até hoje visitei, provavelmente haverá mais, mas eu nunca vi nada assim. Não se conseguem tirar boas fotos da cidade por causa da nuvem de poluição que paira sobre ela. Aliás, isso foi o que mais me impressionou, olhar para cima e não ver o azul do céu mas sim uma nuvem acastanhada.

Basílica Sacré Coeur


No domingo de manhã, fui directa à catedral Notre Dame. Saí no metro Cité onde, logo à saída, decorria um mercado de aves e plantas. Fez-me lembrar um pouco o comércio das Ramblas de Barcelona.

Catedral Notre Dame


Passeei por essa zona e pelo Quartier Latin (zona universitária e de restaurantes de todas as nacionalidades). Daí dirigi-me a Le Marais, à Place des Vosges e à Bastilha, que não tem nada para ver, a não ser o monumento no meio da praça e a Ópera, que achei muito feia.
A paragem final foi a Place de la Concorde, Jardin des Tuileries e o Museu do Louvre, que é impressionante. Não entrei, mas hei-de voltar a Paris só para visitar este museu, acho que vale mesmo a pena.



Museu do Louvre


O que gostei mais: das margens do rio e das suas pontes, dos jardins magníficos e de toda a zona de Montmartre.


O que gostei menos: dos franceses, que são superantipáticos, e do excesso de trânsito e consequente poluição.


Mais fotos AQUI.

Etiquetas: ,

6 comments:

Blogger Bluejustin said...

Visitei Paris há uns bons anos atrás, na altura ía com os tostões contados, os meus pais fizeram um grande sacrifício para me proporcionar esta viagem.Simplesmente adorei, tem monumentos lindos, agora concordo plenamente os franceses são tão, mas tão snobs, olham-nos de lado, uma coisa que até faz impressão.Gostava de lá voltar, apesar disso, eu encontrei imensos portugueses e foi muito agradável.Em termos de poluição eu achei a Bélgica muito pior, ihiihih, nunca mais me vou esquecer do dia em que fomos "ver" uma das suas praias, eu ía caíndo para o lado, uma àgua preta, imunda, enfim...
Beijocas

12:18  
Blogger fantasma said...

Pena que não tenhas subido à Torre Eiffel, mas outras oportunidades haverá :)
Eu só fui a Paris uma vez, já há uns 12 ou 13 anos, e já ia com um certo preconceito de não ir gostar muito (fui porque queria ir à Eurodisney :oP). E realmente não gostei, apanhei bastante chuva, estava um frio de rachar, tudo caríssimo, os franceses antipáticos e arrogantes como não vi em mais nenhum povo, a cidade assim assim.... Acho que terei mesmo de lá voltar um dia e tentar ver com outros olhos. E visitar o Louvre, também :)

12:26  
Anonymous Anónimo said...

Fui a Paris há mais de 13 anos, e na altura n reparei em poluição nenhuma quando subi ao Sacré Coeur. Pena que esteja tão mal agora.
E foi também uma pena não teres subido à Torre Eiffel, é imperdível. Eu subi 500 degraus, fiquei mais ou menos entre o 1° e o 2° patamar, e adorei.
Queria mto regressar a Paris, de certeza que veria a cidade com outros olhos... afinal, já não tenho 13 anos. :P

13:54  
Blogger Unknown said...

A parte que menos gostei foi a zona da torre eiffel e o pouco inglês que ele percebem/recusam-se a falar. O louvre é lindo, vale muito passar por lá.

19:55  
Blogger Di Pereira said...

As fotos estão óptimas. Eu fui a Paris quando tinha uns 15 anos... lembro-me muito pouco. Espero voltar um dia.

21:55  
Blogger Meggy said...

Opahhh fotos lindassss! Tu andas agora mto viajada! Sim senhora, deve ser um sitio espetacular. =)

21:33  

Enviar um comentário

<< Home