terça-feira, junho 26, 2007

The 7 random thing meme

Fui apanhada pela doninha artesã já há uns tempos, mas andava com preguiça de responder ;-)

Regras:
Cada pessoa escreve sete factos casuais sobre a sua vida. Depois passa o desafio a outras sete, deixando um comentário no seu blogue para que essa pessoa saiba que foi desafiada.

Factos:
1.
Tenho um hábito estranho já há muitos, muitos anos. O engraçado é que sendo gozada por muita gente também sou copiada por muitas outras.
Não gosto de comer caldo verde fora de casa e porquê? Porque como caldo verde com garfo e colher. Sim, ouviram bem, com um garfo. Adoro comer as couvinhas primeiro à garfada e só depois como o caldo com a colher :-p Nunca gostei de comer caldo verde só com colher. As couves caiem todas, só faço porcaria . Além disso não me sabe tão bem.

2. Gosto de ler revistas cor-de-rosa. Não me perguntem porquê. Não as compro, mas sempre que apanho uma à mão não lhe resisto.

3. ADORO ler. Leio praticamente de tudo, só não consigo gostar de poesia e de livros de auto-ajuda. Os primeiros porque praticamente não entendo o que escrevem. Falta-me sensibilidade, sei lá. Os segundos porque acho que são mesmo uma grande porcaria.
Há quatro anos atrás tornei-me bookcrosser e foi das melhores coisas que fiz na vida. Através do Bookcrossing conheci algumas das minhas melhores amigas. :-)

4. Penso muitas vezes que está na altura de ir viver para outro lugar. E porquê? Porque vivi os meus primeiros dez anos de vida no Araújo (Porto), os dez seguintes em Taveiro (Coimbra) e agora já estou há 15 em Lisboa. Está na altura de mudar. Como tenho vindo a descer, a próxima paragem será talvez por terras alentejanas :-)

5. A nova geração da minha família é composta só por rapazes, contrariamente à anterior que eram todos casalinhos.

6. Quando era miúda, a minha mãe tentou convencer-me a fazer crochet. Sempre odiei e nunca quis nada com isso. Agora adoro e não tenho feito outra coisa. Será um sinal de que estou a ficar velha?

7. Foi o meu pai que me ensinou a ler, a escrever, a fazer contas e a tabuada. Quando entrei para a primeira classe senti-me completamente deslocada. Para evitar isso, entrei directamente para a segunda-classe, e só não me colocaram na terceira porque a diferença de idades era muito grande. Isto é o que faz ter um pai em casa com muito tempo livre. Eu aprendi a ler e a escrever através de jornais. Todos os dias lia um jornal de uma ponta à outra e fazia ditados e cópias do mesmo. Talvez por isso, ainda hoje, goste tanto de ler jornais.
Passo agora o desafio à cosy, à cenoura, à menina dos dados, à 4L, à chocolate, à dedaleira e à azul.

Etiquetas:

Receita da focaccia

A pedido de várias famílias, aqui fica a receita da focaccia. E, já agora, ela não vai cinco horas ao forno, o tempo de preparação total é que é muito longo.
Ingredientes:
1 chávena de água morna
1 colher de chá de fermento para pão
4 colheres de sopa de azeite
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de sal
Acabamento:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sal marinho
1 colher de sopa de rosmaninho fresco
Preparação:
Colocar numa tigela a água, o fermento, o azeite e uma chávena de farinha. Incorporar e tapar com película untada em azeite e deixar repousar durante três horas num local quente.
Deitar esta mistura na cuba da máquina do pão, juntar o resto da farinha e o sal e colocar no programa Massa/Amassar. Seguidamente, retirar a massa da cuba, colocr numa superfície polvilhada de farinha a amassar ligeiramente.
Colocar a massa num tabuleiro raso e espalhar, pressionando bem. Voltar a cobrir com película untada e deixar repousar até aumentar de tamanho.
Aquecer o forno a 220ºC.
Pincelar os dedos com azeite e pressioná-los na massa para fazer buracos.
Acabamento: regar com o azeite, polvilhar com o sal marinho e o rosmaninho.
Levar ao forno e deixar cozinhar durante 25 minutos.
Os meus conselhos: Colocar mais rosmaninho do que diz na receita e deixar menos tempo no forno. Assim que ganhar uma corzinha, está pronta.

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 25, 2007

E o clã completo na altura

A foto não tem grande qualidade, pois é uma foto de uma foto.

Etiquetas:

Já agora...

Os meus amores

O F., que faz cinco anos em Agosto. Está um homenzinho! Aqui estava cheinho de sono :-)

O R., que faz dois aninhos no próximo mês de Julho. É um traquinas, como se pode ver. E é impossível conseguir tirar-lhe um foto decente :-p


Etiquetas:

WIP

E é assim que está a minha mantinha de momento. Vou demorar séculos a terminá-la, mas vai valer a pena. O que acham até agora?


Etiquetas: ,

Focaccia

Uma das coisas que adoro comer quando vou a Itália é focaccia. Adoro-a de todas as formas e feitios. Um dias destes, em casa da minha amiga T., folheei um livrinho que ela tem com receitas de pão ( Manual de Receitas de Pão de Vicki Smallwood) e encontrei uma receita de focaccia com rosmaninho. Já experimentei e fica óptima, o único problema é que demora cinco horas a fazer :p

A ir ao forno

Já cozidinha. Nham!

Etiquetas:

quinta-feira, junho 21, 2007

Book meme

Há muito tempo que não fazia nenhum meme, mas agora fui desafiada, duplamente, pela menina cosy e pela menina que mia à chuva ;-)

161 Book Meme
Regras:
1.
Pegar no livro mais próximo
2. Abri-lo na página 161
3. Procurar a 5.ª frase completa
4. Colocar a frase no blogue
5. Não vale procurar o melhor livro que têm, usem o mais próximo
6. Passar o desafio a cinco pessoas






«He broke off.»

Gigantesca esta frase ;-)
E agora passo a batata quente às meninas Turning Pages, Dados Rosa, Chocolate à Chuva, Dedaleira e Digressões.

Etiquetas:

quinta-feira, junho 14, 2007

Mais leituras 2007

Em termos de leituras, o ano começou bem, depois passei por uma fase mais calma e nos últimos tempos até nem me posso queixar. Li dois livros bastante bons, já muito recomendados e que eu, agora, também recomendo. São eles:The Eight de Katherine Neville e The Pillars of the Earth de Ken Follett. O primeiro gira à volta do Jogo/Tabuleiro de Xadrez que pertenceu a Carlos Magno e que, supostamente, possui poderes inimagináveis. A história decorre, simultaneamente, em dois espaços temporais distintos. Para quem leu A Tábua de Flandres de Arturo Pérez-Reverte e gostou, esta é uma leitura obrigatória.The Pillars of the Earth é uma grande romance histórico que roda à volta da construção de uma enorme catedral durante a Idade Média. Não se assustem com o seu tamanho, 900 páginas, pois lê-se de um fôlego :-)
Quanto a leituras mais levezinhas, continuo a recomedar uma autora de chick-lit, Jill Mansell, que até agora não me desapontou. Os livros dela são bastante levezinhos e sempre muito, muito divertidos. Desta vez li Good at Games e Sheer Mischief.
Li também um policial que muito me agradou. Só consegui descobrir quem era o serial-killer mesmo no final e o livro tem imensos twists: The Vanished Man de Jeffery Deaver. Acho que vou querer ler mais livros deste autor.
A grande desilusão dos últimos meses foi A Pale View of the Hills de Kazuo Ishiguro. Depois de ter lido Never let me go, uma das minhas melhores leituras de 2006, esta obra ficou muito aquém do que esperava. Apesar de ter gostado do enredo, da forma como a história se desenvolveu, o livro termina abruptamente. Ficamos com vontade de ler muito mais. O que se terá passado com o autor? Falta de inspiração?

Etiquetas:

Parabéns L.!


Espero que passes um dia muito bom junto de todos aqueles que amas.
O dia pelo menos está a ser bastante abençoado ;-)
Beijinhos grandes.

Quem manda cá em casa


Etiquetas:

terça-feira, junho 12, 2007

Crochet

Ao fim de tantos meses sem fazer nada, o bichinho do crochet já me andava a chatear. Comecei, finalmente, a fazer uma mantinha para a sala. Claro que agora não é a melhor altura por causa do calor, mas a minha sala é tão fria que acho que vou continuar a fazer crochet mesmo durante o Verão. De vez em quando mostro-vos o progresso :-)





E chegou o meu novo livro de crochet, que tem este lindo nome: The Happy Hooker, Stitch 'N Bitch Crochet :-P Já estou com mais umas ideias para próximos projectos. Me aguardem!


Etiquetas: , ,